Infeções Urinárias

O que é uma Infeção do Trato Urinário (ITU) em adultos?

Uma ITU ocorre quando bactérias entram na sua urina e se deslocam até à bexiga. As ITU são responsáveis por mais de 8,1 milhões de consultas com prestadores de cuidados de saúde por ano. Cerca de 10 em cada 25 mulheres e 3 em cada 25 homens terão sintomas de, pelo menos, uma ITU durante a sua vida.

Existem dois tipos de infeções do trato urinário: simples e complicadas. As ITU simples são infeções que ocorrem em pessoas saudáveis com tratos urinários normais.

As ITU complicadas ocorrem em tratos urinários anormais ou quando as bactérias que causam a infeção não podem ser tratadas por muitos antibióticos. A maioria das mulheres tem ITU simples, enquanto que as ITU em homens e crianças devem ser tidas como complicadas.

É possível prevenir uma ITU?

Existem formas para que as mulheres possam evitar ITU:

  • Urinar após a relação sexual pode diminuir o risco de ITU, ao expulsar bactérias que possam ter entrado no trato urinário durante o ato sexual. 
  • Determinadas formas de controlo da natalidade, como espermicidas e diafragmas, são conhecidas por aumentar o risco de ITU em mulheres. Verifique com o seu médico sobre outros tipos de contracetivos. 
  • Beber bastantes líquidos para se manter hidratada. 
  • Não estar muito tempo sem urinar e não se apressar para terminar. Segurar a urina e não esvaziar completamente a bexiga pode aumentar o risco de ITU. 
  • Limpar de frente para trás, a fim de evitar que as bactérias à volta do ânus entrem na vagina ou na uretra.

Se está preocupado com uma ITU, deverá consultar o seu médico. As ITU podem ser detetadas através de uma análise à urina - a urina é examinada ao microscópio para deteção de bactérias ou glóbulos brancos, que são sinais de infeção. Também poderá ser realizada uma cultura de urina.

Se alguma vez vir sangue na urina, deverá contactar imediatamente o seu médico, já que a presença de sangue na urina pode ser causada por uma ITU, mas também pode advir de outro problema no trato urinário.

Se tiver febre e sintomas de uma ITU, ou sintomas que não desaparecem mesmo com tratamento, deverá consultar um médico. Poderá necessitar de exames adicionais, como uma ecografia ou tomografia computorizada, para verificar o trato urinário.

A maioria das ITU são eventos únicos que, se tratados, não voltarão a surgir. Alguns doentes têm predisposições anatómicas e genéticas, que aumentam a probabilidade de ITU.

Se a ITU for logo tratada, provavelmente não haverá qualquer efeito duradouro no trato urinário. As ITU podem causar lesões se não forem detetadas e tratadas rapidamente.

Se está grávida e tem sintomas de ITU, deverá contactar imediatamente o seu médico. As ITU durante a gravidez representam um risco para a mãe e para o bebé, se não forem tratadas de forma rápida e adequada.

Marcação de Consulta