Neoplasia do Rim

Cancro do rim é um termo geral, já que existem muitas variações de tumores no rim. Se o tumor estiver limitado ao rim e não se propagou, designa-se como cancro do rim localizado. Designa-se por doença metastática, caso o cancro se tenha propagado para nódulos linfáticos distantes ou outros órgãos. A maioria das pessoas é diagnosticada entre os 60 e os 70 anos.

Todas as decisões sobre a via de tratamento correta para o seu caso são tomadas após uma cuidadosa análise da classificação do tumor, do seu prognóstico e da disponibilidade de opções de tratamento no seu hospital. O fator mais importante para selecionar o tratamento é o estádio da doença.

O cancro do rim poderá ser tratado por: nefrectomia parcial, nefrectomia radical, vigilância ativa, ablação por radiofrequência, crioterapia, terapia antiangiogénica, imunoterapia, quimioterapia, radioterapia.

Salienta-se que as abordagens cirúrgicas são cada vez mais as menos invasivas tendo a laparoscopia e a robótica um papel de destaque na cirurgia renal, pela sua menor agressão, mais rápida recuperação e também melhor cosmética.

Quais são os sintomas do cancro do rim?

Na maioria dos casos, o cancro do rim é assintomático, o que significa que não existem sintomas específicos que o indiquem. A maioria dos tumores renais é encontrada durante ecografias de rotina ou exames de imagiologia semelhantes para outras condições. À medida que o tumor cresce, poderá sentir dor no lado afetado, bem como uma massa na região lombar do lado afetado, também poderá ter sangue na urina; tais situações ocorrem geralmente quando o tumor já tem tamanho considerável.

Outros sintomas que poderão ocorrer são: hipertensão, febre e suores noturnos, perda de apetite, perda de peso, anemia, entre outros.

Como existem vários tipos de tumores renais, o doente realiza na maioria das vezes uma série de exames complementares de diagnóstico para compreender melhor a sua situação específica. Para além de uma história clínica detalhada, onde está seguramente incluída a história familiar, e exame objectivo, o doente efectua exames imagiológicos para diagnóstico e estadiamento da sua doença, nomeadamente, uma TAC ou uma ressonância magnética, onde revelará o tamanho do tumor e se este invadiu veias locais, gânglios linfáticos ou órgãos circundantes, o que é importante saber para determinar o tratamento posterior.

Os tumores do rim são classificados de acordo com o seu estadio, subtipo e grau de agressividade das células tumorais. Estes três elementos são a base para a sua possível via de tratamento. O estadio tumoral indica o grau de evolução do tumor e se o tumor se propagou ou não para nódulos linfáticos distantes ou outros órgãos, tendo por base a classificação TNM (tumor, nódulo, metástase).

Marcação de Consulta