Ejaculação Prematura

Muitas definições para a ejaculação prematura foram propostas. Além disso, muitas organizações profissionais, como a Associação Americana de Psiquiatria, a Associação Americana de Urologia Americana e a Associação Europeia de Urologia, propuseram as suas próprias definições. Essas definições incluem conceitos comuns como pequeno tempo de latência ejaculatória de cerca de 1-2 minutos, falta do controle sobre a ejaculação ou incapacidade de retardar a ejaculação, aflição pessoal, dificuldades interpessoais ou de relacionamento e insatisfação com a relação sexual. A definição mais utilizada é a do Manual Estatístico e de Diagnóstico dos Distúrbios Mentais:

  • Ejaculação persistente ou recorrente com um mínimo de estímulo sexual anterior, ou rapidamente após a penetração e antes que a pessoa deseje
  • Causa aflição notável ou dificuldades interpessoais
  • Não é exclusivamente causada devido a efeitos diretos de uma substância.

A EP pode não ser motivo de preocupação, mas pode ser frustrante se tornar o sexo menos agradável e afetar os relacionamentos. Mas se acontecer frequentemente e provocar problemas, o seu médico poderá ajudá-lo.

Nos Estados Unidos, cerca de 1 em cada 3 homens, entre os 18 e os 59 anos, tem problemas de EP. O problema é, muitas vezes, considerado psicológico, mas a biologia também pode desempenhar um papel. 

Ejaculação Precoce e Disfunção Eréctil (DE), existe relação?

Por vezes, a EP é um problema para os homens que têm problemas de ereção (disfunção eréctil ou DE), isto é, quando os homens não conseguem obter ou manter uma ereção suficientemente firme para o ato sexual. Uma vez que a ereção desaparece após a ejaculação, pode ser difícil saber se o problema é ejaculação precoce ou disfunção erétil. A DE deve ser tratada primeiro. A ejaculação precoce pode não ser um problema após tratar a DE.

Marcação de Consulta