Doenças Sexualmente Transmissíveis

As infeções sexualmente transmissíveis (IST) também são habitualmente designadas de doenças sexualmente transmissíveis (DST). São as infeções que lhe foram transmitidas por outra pessoa através do contacto sexual. De acordo com o Center for Disease Control dos EUA (CDC), existem mais de 20 tipos conhecidos de DST/IST. Para além disso, mais de 20 milhões de pessoas nos Estados Unidos são infetadas todos os anos. Cerca de metade dessas pessoas tem entre 15 e 24 anos. Felizmente, a maioria das DST pode ser tratada e curada.

Devo ser examinado para saber se tenho uma IST?

Se já teve muitos parceiros sexuais ou teve relações sexuais sem proteção, deve consultar um médico. Independentemente de ter sintomas, um médico poderá ajudá-lo. Os exames para detetar IST/DST são muito fáceis e de rotina. É melhor fazer o exame e ser tratado do que arriscar ter problemas de saúde ou infetar outros. Recomenda-se a realização de testes de VIH, VHB e sífilis. As culturas podem ser realizadas ao longo do tempo se tiver relações sexuais desprotegidas com muitos parceiros.

Como evitar IST/DST?

A única forma de evitar uma IST ou DST é não ter contacto sexual com uma pessoa infetada. Outras proteções incluem: utilizar corretamente o preservativo durante a prática sexual, ter relações sexuais com apenas um parceiro a longo prazo, que não possua infeções, limitar o número de parceiros sexuais, entre outras.

 Ao utilizar preservativos de látex da forma correta estará a aumentar a sua proteção e a do seu parceiro. Ainda assim, os preservativos não garantem proteção total, pelo que mesmo utilizando um preservativo é possível contrair ou transmitir infeções.

Aborde a questão das IST antes de relações sexuais com um novo parceiro. Desta forma, poderá fazer escolhas informadas sobre os riscos que deseja correr relativamente à sua vida sexual, sendo que a única forma de prevenir verdadeiramente as IST/DST é evitar ter relações sexuais.

Marcação de Consulta