Neoplasia do Testículo

Os testículos fazem parte do sistema reprodutor masculino. Encontram-se no escroto, o saco cutâneo que está abaixo do pénis, e são responsáveis pela produção de testosterona e esperma. O cancro do testículo consiste num crescimento, designado como tumor, que começa no testículo e, por vezes, pode propagar-se para outras partes do corpo. 

Existem dois tipos principais de tumor do testículo:

  • Os seminomas podem crescer em homens em qualquer idade, mas são menos agressivos.
  • Os não-seminomas geralmente afetam homens mais jovens e têm uma maior probabilidade de crescer e propagar-se rapidamente. 

O cancro do testículo pode ser fatal?

Os atuais tratamentos para o cancro do testículo são muito eficazes, pelo que o cancro testicular raramente é fatal.

Qual é o meu prognóstico?

O seu prognóstico é o risco de o cancro crescer rapidamente e/ou reaparecer após o tratamento. O tipo e o estádio do cancro do testículo ajudarão o seu médico a compreender isso.

Com que rapidez necessito de iniciar o tratamento para o cancro?

O tratamento deverá ser iniciado o mais rapidamente possível.

Encontrei um nódulo no escroto durante um autoexame. Devo ficar preocupado?

Podem surgir anomalias no aparelho reprodutor masculino, como uma massa no escroto, o que pode não ser um motivo de preocupação e ter pouco efeito na sua saúde. Contudo, também podem ser sinal de uma doença grave, pelo que é importante descobrir o que está a causar essa massa. Por exemplo, o cancro do testículo é um motivo de preocupação e exige uma ação rápida. É importante procurar um médico se encontrar um nódulo no seu testículo.

  • Idade entre 18 e 35 anos
  • Um testículo não-descido (criptorquidia)
  • Abertura para urina na parte inferior do pénis em vez de na ponta (hipospadia)
  • Problemas de fertilidade
  • Desenvolvimento anormal dos testículos
  • Antecedentes familiares (pai ou irmão teve cancro testicular)
  • Entre outros.

À medida que o cancro do testículo cresce, pode sentir um nódulo ou inchaço numa parte do testículo, o que é o sintoma mais comum. Poderá sentir dor num testículo ou no escroto, mas o cancro testicular geralmente não é doloroso. No entanto, se tiver um destes sintomas, é importante consultar o seu médico imediatamente. Quanto mais cedo o cancro testicular for detetado, melhor será a possibilidade de cura.

O seu médico realizará um exame físico e fará perguntas acerca da sua história clínica. Dependendo dos seus sintomas e fatores de risco, poderão ser solicitadas análises de sangue e uma ecografia para verificar a existência de cancro testicular.

Com um testículo, a maioria dos homens continuará a produzir espermatozoides e a hormona sexual masculina, a testosterona. No entanto, alguns homens necessitarão de tratamento médico para restaurar os níveis normais de testosterona no organismo. Geralmente, não é possível restaurar a produção normal de esperma após lesão do tecido testicular. Durante a operação, poderá ser-lhe colocado um testículo falso (prótese) no escroto, o que, por vezes, se deve apenas a razões estéticas.

Se deseja ter filhos depois do tratamento para cancro testicular, deverá ser-lhe dada a possibilidade de análise de sémen e criopreservação de esperma (congelamento de depósitos de espermatozoides num banco de esperma) nomeadamente previamente a realizar quimioterapia. 

Caso haja antecedentes de cancro testicular na sua família, informe o seu médico, já que o risco de vir a ter este cancro é maior se um familiar próximo, como o seu pai ou irmão, já tiver sido diagnosticado com este tipo de cancro. Uma vez que não existem exames de rotina para detetar o cancro do testículo, o seu filho deverá fazer um autoexame regularmente.

Marcação de Consulta