Incontinência Urinária

A incontinência urinária consiste em qualquer perda involuntária ou indesejada de urina. O risco de desenvolver incontinência aumenta com a idade, mas as pessoas mais jovens também podem desenvolvê-la.

Se a incontinência for frequente ou afetar a sua qualidade de vida, é importante procurar aconselhamento médico. Na maioria dos casos, a incontinência pode ser tratada ou curada com várias opções de tratamento. Juntamente com o seu médico, poderá discutir qual o melhor tratamento para si.

O tratamento para a incontinência urinária depende do tipo de incontinência, da gravidade da mesma e das possíveis causas. Não existe uma única solução para a incontinência que funcione para todos. As várias opções de tratamento para a incontinência urinária podem incluir mudanças no estilo de vida, terapêutica medicamentosa e/ou cirurgia.

O que causa a incontinência urinária?

Algumas das causas mais comuns de incontinência são: deficiências hormonais, deficiência dos músculos do pavimento pélvico, disfunção neurológica do trato urinário inferior, infeções do trato urinário, hipertrofia benigna da próstata.

Os fatores de risco comuns incluem: cirurgia pélvica, cirurgia da próstata, parto, menopausa.

Existem diferentes tipos de incontinência urinária, dependendo de como e quando perde urina, o que está relacionado com a parte do trato urinário inferior que está afetada:

Incontinência Urinária de Esforço (IUE) significa que perde urina durante certas atividades, como tossir, espirrar, rir, correr, saltar ou levantar objetos pesados.

Incontinência Urinária de Urgência (IUU) acontece quando tem uma necessidade súbita de urinar, que não pode adiar. O músculo da bexiga contrai-se e urina quando não quer.

• O seu médico poderá diagnosticá-lo com Incontinência Urinária Mista, caso tenha sintomas de IUE e IUU .

O seu médico necessita de determinar o tipo de incontinência que possui e as respetivas causas, a fim de encontrar o melhor tratamento. Alguns dos testes que o médico pode realizar para compreender melhor a sua situação são:

  • Uma história clínica completa, exame físico, questionários para o doente, diário miccional, análise de urina, avaliação da urina residual. 

O seu médico também poderá recomendar uma avaliação urodinâmica, um teste de urofluxometria, um teste urodinâmico mais invasivo, uma cistoscopia ou um exame de imagiologia, caso o seu diagnóstico seja pouco claro por algum motivo.

O seu médico poderá pedir-lhe para preencher um diário miccional durante alguns dias. Aqui anotará a quantidade de líquidos que ingere, com que frequência urina e a quantidade de urina que produz. O diário miccional é importante porque ajuda o seu médico a compreender melhor os seus sintomas.

A incontinência urinária pode ser uma condição embaraçosa e isoladora, que afeta a sua saúde física e psicológica. Embora não seja fatal, geralmente tem um impacto negativo na sua qualidade de vida. A incontinência pode afetar a sua vida social, o seu trabalho e a sua vida sexual, causando desconforto físico e emocional, e podendo levar a baixa autoestima.

Se sofre de Incontinência Urinária de Esforço (IUE), o seu médico poderá recomendar o tratamento cirúrgico. A opção mais comum de tratamento para a IUE é a colocação de fitas (slings) que fornecem apoio aos músculos do pavimento pélvico e ajudam a uretra a resistir melhor à pressão de uma bexiga cheia. As fitas são colocadas sob a uretra para apoiá-la.

Existem outros tratamentos cirúrgicos como as Injeções com agentes de volume (bulking agents); a colocação de dispositivo de compressão artificial, a implantação de esfíncter urinário artificial (EUA), entre outras que são raras e têm indicações muito precisas.

Por vezes, a alteração dos estilos de vida e a terapêutica medicamentosa melhoram a sua incontinência urinária de urgência (IUU). Contudo, noutros casos, estão disponíveis outras opções de tratamento minimamente invasivas como é por exemplo a injeção de toxina botulínica na bexiga.

O controlo da bexiga depende dos músculos que trabalham em conjunto quando a urina enche a bexiga. O músculo da bexiga deve estar relaxado e os músculos à volta da uretra (o tubo pelo qual passa a urina), designados como músculos do pavimento pélvico, devem estar contraídos. Os exercícios que fortalecem os músculos do pavimento pélvico podem ajudar a manter a urina dentro da bexiga, evitando perdas. Estes exercícios dos músculos do pavimento pélvico são habitualmente designados de exercícios de Kegel, cujo nome provém do médico que os desenvolveu.

Marcação de Consulta