A empatia e o Doctor Google

Empatia, Relação Médico-Doente é algo que existirá no Doctor Google!?

De facto, é algo que não percebo! Como podem tantos doentes confiar e delegar a sua Saúde no Doctor Google? Ligarem o Computador e confiarem plenamente numa informação escrita, muitas vezes, sabe-se lá por quem ou com que rigor? E, mais estranho ainda, é que muitos doentes acreditam e confiam no que leem! Confesso que é algo que me deixa transtornado.

Por muito simples ou muito complexa que seja a doença ou patologia, a relação Médico-Doente é algo ancestral, que faz da Medicina uma Arte única. Não há dinheiro que pague a gratidão de um doente! A satisfação partilhada após uma cirurgia, ou após um tratamento com êxito é algo único. Por vezes, quando na primeira consulta estabelecemos a tão importante empatia, contamos espingardas e armas para depois lutarmos de forma corajosa e estoica contra um inimigo que chamamos Doença. O objetivo é ganhar, muitas vezes (sim), por vezes claudicamos, mas o importante é que tenhamos uma estratégia bem definida, clara e, acima de tudo, bem planificada para que qualquer contratempo possa ser resolvido. O Doente tem e terá de ver sempre no seu Médico um Parceiro, um Confidente, um Amigo a quem confia um tesouro, que é a sua Saúde. Discordo de Napoleão quando dizia que “No dia do Juízo Final, os médicos terão de responder por mais vidas do que os generais!”, ou, talvez ele teria razão, porque os Médicos de Napoleão simbolizavam vida, seria?! Assim espero!

É apaixonante a condição humana… Como posso ter doentes com o mesmo tipo de doenças, mas reagirem de forma tão diferente. Uns com doença oncológica negarem, outros deprimirem, e nós, Médicos, baseados nessa maravilhosa relação Médico-Doente, entendê-los e trazê-los para um equilíbrio emocional, para depois usarmos a tecnologia e as novas armas terapêuticas ao serviço do Doente. E, agora pergunto, como é possível fazer isto tudo com o Doctor Google? Por um lado, combatemos a Medicina impessoal, mecanizada, desumanizada e, por outro lado, os doentes confiam o seu bem mais precioso numa simples busca informática. Estranho, não é?!

“Conhecer pela inteligência é a tentação vã de deixar passar o tempo.”

Malraux


A empatia e o Doctor Google
Marcação de Consulta