COVID-19: relatos de prevenção e tratamento na 1ª pessoa

Hoje, com a disseminação da pandemia covid-19, a experiência clínica é a fonte mais valiosa de informação e, por isso, uma das armas mais importantes para médicos, enfermeiros e todos os profissionais de saúde que atuam diariamente em pleno “campo de batalha”. A verdadeira cura não está só no isolamento, mas na cooperação.

Este conjunto de normas preventivas, de rastreamento e de tratamento ganham particular relevância no dia de hoje, que marca a data em que Portugal entra em fase de mitigação. No caso português, a prestação de cuidados deixa de estar centralizada nos hospitais, passando a incluir também os cuidados primários. Em cada Agrupamento de Centros de Saúde deverá existir uma área dedicada à covid-19.

Chega-nos agora o manual “Handbook of COVID-19 Prevention and Treatment”, co-produzido com o contributo de um painel de especialistas do First Affiliated Hospital, Zhejiang University School of Medicine (FAHZU). Com edição do Prof. Tingbo Liang, o trabalho realizado em parceria com as associações Alibaba Foundation e Jack Ma Foundation trata-se de um ponto de referência para outros países que lutam contra a atual pandemia.

Nas palavras do Prof. Liang, de facto, quando confrontados com um vírus desconhecido, a partilha e colaboração são o melhor remédio. Esta publicação permite, portanto, a toda a sociedade civil reconhecer a coragem e sabedoria que os nossos profissionais de saúde têm demonstrado nos últimos meses, assim como adotar medidas de prevenção.

Essa pandemia é um desafio comum enfrentado pela humanidade nesta era de globalização, mas que se acredita estar apenas no início. O Coronavírus é uma doença nova, pelo que, neste momento, “compartilhar recursos e lições é a nossa única chance de ganhar”.

Graças a todos os que contribuíram para este manual, através do relato da própria experiência, esta partilha de incalculável valor é uma das bases que ajudarão profissionais de todo o mundo a salvar vidas.

Aceda ao manual na íntegra aqui (versão em inglês).

Data da última atualização: 26 de março de 2020.

 

COVID-19: relatos de prevenção e tratamento na 1ª pessoa
Marcação de Consulta