Incontinência Urinária

Este caso é o caso paradigmático de uma senhora muito cuidada, com uma excelente aparência e que se fechou socialmente num drama de incontinência urinária com cerca de 65 anos. A sua vida social, que tanto preza, a sua vida de relação, tudo isso, ficou afetada. Procurou-me e a medo lá me falou na sua realidade, o seu medo, as suas inquietações.

Depois dos exames complementares de diagnóstico, foi explicada à doente a proposta cirúrgica e o planeamento da sua recuperação.

A incontinência urinária é a perda acidental de urina que pode acontecer nas mais diversas situações, desde durante a realização de esforços, durante as relações sexuais, durante a manipulação de água, entre outras. Mais de 15 milhões de homens e mulheres americanos sofrem desta doença. Muitas dessas pessoas sofrem em silêncio, sem necessidade, e não realizando inúmeras atividades comuns quotidianas com impacto na sua qualidade de vida. Existem vários tipos de incontinência urinária feminina: esforço, urgência ou mista. Quando as perdas de urina são causadas por esforço, o defeito é do mecanismo esfincteriano, ou seja, o mecanismo que impede que a urina saia da bexiga, enquanto esta vai enchendo. Quando a razão das perdas devido ao esforço é por lesão do próprio esfíncter, o que é menos frequente. Esta doença é habitualmente grave e as perdas são volumosas e frequentes. Já a incontinência urinária de urgência ocorre na sequência de contrações da bexiga involuntárias ou por diminuição da capacidade normal da bexiga. Muitas vezes não é possível identificar uma causa específica.

Contudo, independentemente do tipo, a grande maioria delas tem tratamento com elevada taxa de cura, através de procedimentos específicos e minimamente invasivos. A cirurgia, nomeadamente no tratamento da incontinência urinária de esforço, tem um papel muito importante não apenas pela sua elevada eficácia, mas também pela sua simplicidade de execução com mínimos efeitos indesejáveis para o doente. Esta cirurgia, minimamente invasiva, tem uma alta taxa de sucesso, acima de 95% e, ao contrário das técnicas clássicas com cirurgia aberta, a taxa de recidivas é extremamente baixa. É uma cirurgia muito segura e a taxa de complicações é baixa, possibilitando uma muito rápida recuperação, sendo na maioria das vezes estes procedimentos efetuados em ambulatório, ou seja, com tempos de internamento inferiores a 24 horas.

Por tudo isto e muito mais, é imperativo que não se aceite a incontinência urinária como um dado adquirido e procure um Urologista para discutir e planificar o seu tratamento, se possível recorrendo a métodos inovadores e minimamente invasivos, tendo posteriormente uma repercussão enorme na sua qualidade de vida.

É fantástico como através de um procedimento simples podemos alterar a vida de uma pessoa, de uma relação, de uma família!

 “Ganhamos força, coragem e confiança a cada experiência em que verdadeiramente paramos para enfrentar o medo.”

Eleanor Roosevelt


Incontinência Urinária
Marcação de Consulta