Doença Benigna da Próstata

A hipertrofia benigna da próstata (HBP) é uma patologia extremamente frequente em homens com mais de 45 anos, sendo causada por múltiplas causas. A próstata cresce lentamente e comprime a uretra na saída da bexiga. A HBP pode afetar a forma como normalmente urina, podendo ter um efeito negativo sobre a sua qualidade de vida, já que resulta em sintomas do trato urinário inferior (LUTS). É a patologia mais frequentemente diagnosticada na urologia.

Existe a ideia preconcebida que o tratamento cirúrgico para a HBP é igual a impotência e incontinência. Ora, tais conceitos não são na generalidade verdade, só sendo desfeitos esses preconceitos depois do doente ser operado e poder constatar que tem a função sexual preservada e está continente. Receberá tratamento para os sintomas causados pela HBP, se estes forem incómodos e afetarem a sua qualidade de vida.

O principal objetivo da cirurgia é aliviar os sintomas associados à HBP e melhorar o fluxo de urina. O tratamento cirúrgico mais frequentemente realizado para os sintomas da HBP é a ressecção transuretral da próstata (RTUP). O objetivo é remover a parte da próstata que causa os sintomas (o adenoma). O procedimento é realizado através da uretra, sem incisão na parte inferior do abdómen, sendo conhecido como tratamento minimamente invasivo. A RTUP oferece ótimas melhorias dos sintomas causados pela HBP. Após a RTUP, poderá ter ejaculação retrógrada. Claro que a cirurgia por laser e/ou laparoscopia poderão também ser excelentes opções cirúrgicas a oferecer ao doente. Porém, dependendo da realidade clínica de cada doente, traça-se o plano cirúrgico mais adequado, ou seja, um fato à medida.

“A única coisa de que tenho certeza é da singularidade do indivíduo.”

Albert Einstein

Doença Benigna da Próstata
Marcação de Consulta