Transmissão HPV

O vírus do Papiloma Humano também designado por HPV está frequentemente associado às verrugas, independentemente de onde elas se localizem.

Há cerca de 40 anos passou-se a correlacionar o HPV a muitas neoplasia uro-genitais, nomeadamente à neoplasia do colo do útero. Portanto, na imensa maioria das vezes, a transmissão faz-se por contato sexual.

Como o vírus permanece impercetível no organismo humano por muitos meses ou até anos, existe o risco de transmissão, seja no homem, seja na mulher. Em face do estado de defesas do individuo infetado, ou seja, no seu estado imunológico, o vírus pode ter vários percursos e várias consequências.

O homem pode exercer um importante papel de transmissor do vírus, o que torna importante a sua visita ao Urologista, quer numa idade precoce para a prevenção quer quando existir suspeita de infeção. Quanto mais precocemente se inicia a vida sexual de um indivíduo e na relação direta do número de parceiros com os quais ele mantenha estas relações, a incidência de doenças causadas pelo HPV passa a aumentar significativamente.

O uso de preservativo é importante na prevenção das mais diversas DSTs, não assegurando 100% de proteção contra o vírus, pois as áreas perigenitais expostas e em contato direto com a do parceiro contaminado podem ser palco de doenças, sobretudo as verrugas.

Transmissão HPV
Marcação de Consulta